VIP informática - Solução em assistência e suporte em computadores

Blog - Manter o notebook carregando o tempo todo prejudica a bateria?

Manter o notebook carregando o tempo todo prejudica a bateria?

13/03/2017

Para quem faz o uso diário do notebook como ferramenta de trabalho, estudos ou lazer, uma das dúvidas mais comuns durante o uso é a de como prolongar a vida útil da bateria. Por precisar do PC por várias horas, quando a carga chega ao fim, muitos conectam o laptop à fonte e acaba deixando plugado o carregado por várias horas, o que facilita o uso por não descarregar rapidamente. Mas será que isso faz bem à saúde de sua bateria? quando chega a 100% o ideal é desconectar ou pode se manter ligado a todo o tempo?

Ainda que muito discutido em toda a internet, essa questão permanece como um paradoxo para grande parte dos usuários da tecnologia. Por isso, nós da VIP Informática buscamos reunir nesta matéria, dicas de pesquisadores da área de baterias de notebook da Battery University para ajudar você não acelerar o processo de fim da vida útil de sua bateria. Vamos lá:

 

A bateria não sobrecarrega

Não há perigo em manter uma bateria sempre ligada ao carregador. Assim que a carga chegar a 100%, o processo de recarga irá parar e só voltará a ter início quando a tensão cair de um determinado nível. O perigo mesmo encontra-se no dano que isso causa às células de energia.

Cada bateria possui um número determinado de vezes que se pode efetuar o processo de carga e descarga de energia. Quanto maior o nível de carga, menor a vida útil da bateria.

 

A descarga completa de uma bateria irá danificá-la

Ter uma bateria totalmente descarregada por um período prolongado pode colocá-lo em um estado de descarga profunda, a partir do qual ele pode nunca recuperar.
Assim, com base nisso, podemos concluir que você deve simplesmente deixar o seu laptop conectado em todo o tempo? Não exatamente.

 

Coisas que danificam baterias de lítio

A verdade sobre baterias de lítio é que eles são inerentemente instáveis. Eles começam a perder capacidade a partir do momento em que são produzidos, e existem inúmeros fatores que aceleram seu declínio . Estes incluem:

-Ciclos de carga / descarga. Cada bateria tem um número finito de vezes que pode ser carregado e descarregado.
-Nível de tensão. Quanto maior o nível de carga (medido em volts por célula), menor a vida da bateria.
-Alta temperatura, mais de 30 graus Celsius. Isso pode causar danos irreparáveis.
-Os dois últimos são os que estamos mais preocupados com aqui. Um estudo abrangente da Battery University destaca como o nível de tensão e as altas temperaturas encurtarão a vida útil de uma bateria isoladamente e ainda mais quando combinadas.

 

Nível de carga

As baterias de íons de lítio carregam a 4.20V / cell, o que equivale a 100% da sua capacidade. Neste nível, a bateria terá uma vida útil de 300-500 ciclos de descarga.

Cada redução de 0,10V / célula na carga duplica o número de ciclos de descarga, até o ótimo ser atingido (100%): 3,92V / célula, com 2400-4000 ciclos de descarga. Infelizmente, a este nível a bateria possui apenas 58% de carga, de modo que o tempo de execução será pouco mais da metade de uma bateria totalmente carregada.


Calor

E ainda, o fator “calor”. Temperaturas elevadas, tipicamente classificadas como sendo mais de 30 graus (temperaturas tipicamente comuns no Brasil), irá encurtar a vida de uma bateria independentemente de quaisquer outros fatores. Por isso, deixar o laptop em seu carro em uma tarde de verão é uma má idéia.
Quando o estresse de alta temperatura combina com o estresse de alta tensão, os efeitos são ainda maiores.
Os testes pela Battery University mostraram que uma bateria armazenada com uma carga de 40% à 40 graus veria sua capacidade cair para 85% após um ano.

 

 

Altas temperaturas aceleram o perda permanente de capacidade de recarga das baterias. É importante ressaltar que nem todas as baterias de íons de lítio se comportam da mesma forma (Battery University)

Cobrado a 100% a capacidade cai para 65% nas mesmas condições. Para uma bateria totalmente carregada a 60 graus a capacidade cai para 60% em apenas três meses .
A evidência parece clara. Manter a bateria carregada permanentemente em 100% diminuirá lentamente sua vida útil. Mantê-lo em 100% e expondo-o a altas temperaturas encurtará muito mais rápido.
Estas altas temperaturas não são apenas ambientais. Tarefas intensivas em recursos, como jogos ou edição de vídeo , aumentarão consideravelmente os níveis de calor e usar o laptop em um travesseiro ou em um caso mal projetado irá capturar esse calor também.

 

Se eu remover a bateria?

Se o calor é um perigo assim, ele levanta outra questão. Se você remover completamente a bateria ao usar seu laptop com alimentação AC?
Obviamente, isso não é possível no crescente número de laptops que ostentam baterias seladas .
Onde eles são substituíveis, a resposta parece variar de um fabricante para o outro. A Acer por exemplo, sugere a remoção da bateria em todos os momentos. Quando a Apple produziu laptops com baterias removíveis, ele aconselhou nunca tirá-los .

Tudo se resume à configuração de gerenciamento de energia no laptop . Alguns podem reduzir o poder quando uma bateria não está presente, assim como alguns fazem quando o nível da bateria fica baixo. Isso poderia deixá-lo com desempenho subpar.
Se você optar por remover a bateria, certifique-se de armazená-la corretamente. Isto significa carregado entre 40% e 70%, e mantido à temperatura ambiente.

 

Recomendações

 

Curiosamente, a indústria como um todo não parece ter resolvido em uma única resposta para a pergunta sobre se deve usar seu laptop em energia AC (corrente alternada) ou bateria.

Já vimos que a Acer recomendar a remoção da bateria quando estiver ligada à corrente alternada. A HP tira a linha em duas semanas de carregamento contínuo. Mas a Dell diz que não há problema em deixar o laptop conectado em todos os momentos.

Deixar o seu laptop conectado não causará danos a curto prazo, mas se você só usá-lo em energia AC você vai quase certamente descobrir que depois de um ano a capacidade da bateria foi significativamente reduzida. Da mesma forma, se você só usá-lo em energia da bateria você vai passar os ciclos de descarga da bateria mais rápido.
Assim, a melhor solução é algo de um compromisso entre os dois: usá-lo em energia da bateria alguns dias, e mantê-lo ligado a outros. E em todos os casos, você vai querer garantir que não fique muito quente.

Em todo e qualquer caso, consulte a fabricante do seu notebook e saber quais são as suas recomendações !

 

Precisando de uma ajudinha com sua bateria, ou até mesmo de uma nova? Consulte agora a Equipe VIP Informática e encontre a solução para o seu problema!

 

 

Leu a matéria e ainda restou alguma dúvida? Deixe o seu comentário logo abaixo

Fonte: makeuseof