VIP informática - Solução em assistência e suporte em computadores

Blog - Notebook desligando repentinamente? Descubra como resolver em 5 passos!

Notebook desligando repentinamente? Descubra como resolver em 5 passos!

13/03/2017

O seu portátil está desligando do nada sem mesmo indicar bateria fraca? Ao menos que o seu gadjet seja muito antigo, a sua bateria não está viciada, pois as novas baterias já extinguiram essa velha tecnologia há tempos, substituindo-as pelas novas baterias de íons de Lítio (Lithium-ion), que não viciam mas perdem a sua capacidade com o passar do tempo de uso.

Isso acontece porque, mesmo que bem cuidada, após meses e até anos, também quando nunca utilizada, a bateria perde a sua capacidade original e o medidor interno do aparelho acaba calculando incorretamente os níveis de carga iniciais e finais, e por isso vai acabar precisando de uma calibragem, a fim de nivelar a energia que se localizam internamente em suas células.

E é por conta deste assunto controverso, que montamos uma matéria para te ajudar de uma vez por todas com o problema de calibração de bateria, eliminando de vez os mitos da internet e te ensinando a como resolver o problema com dicas que são recomendadas por fabricantes!

Por que calibrar?

 

Calibrar a bateria é uma forma de fazer com que o componente possua os mesmos níveis de energia em suas células internas. Elimina também o problema de desligamento precoce, volta à sua capacidade normal e diminui o tempo de carregamento do notebook.

 

ATENÇÃO!
O procedimento de calibragem não deve ser feito rotineiramente, mas somente quando a bateria estiver apresentando alterações durante o funcionamento. Caso se descarregue por completo muitas vezes uma bateria de lítio, o funcionamento do componente pode ser afetado permanentemente por completo. No uso normal do dia a dia, evite que sua bateria fique com a carga inferior a 20%.

 

Calibrando a bateria

Para começar, é preciso que se descarregue todas as células para que todas elas fiquem com o mesmo nível de energia, somente assim o medidor interno de energia conseguirá determinar a média de cargas a partir de 0%, ou seja, o momento em que não há nenhum armazenamento de energia.

Obs.:Neste processo iremos utilizar o Windows 8, mas o processo em outros modelos é semelhante ao realizado nesta versão.

1- Acesse o painel de controle do seu notebook, buscando no painel iniciar.
2- Encontre o ícone “Sistema e Segurança”
3- Selecione a o título “Opções de Energia”; Em seguida, clique em “Alterar configurações de energia” (logo abaixo do título)
4- Clique em “Alterar configurações do plano”
5- Em “Desligar vídeo” e “Suspender atividade do computador”, altere ambas as opções para “Nunca”; Salve as alterações.

Agora a parte prática

Feito os procedimentos anteriores, inicie o procedimento de carga:

Carregue a bateria do seu notebook até 100% (ou até o máximo que a sua bateria carrega)

 

Agora, o de descarga

-Desconecte o carregador e utilize o seu pc até a bateria descarregar totalmente! Dica: Para descarregar mais rapidamente, utilize programas que precisam de uma demanda maior da energia do notebook, como assistir um episódio de uma série no Netflix…

Feito isso, você concluiu o processo de calibragem da bateria do seu notebook!

Após realizado o processo, não se esqueça de voltar aos 5 passos anteriores e alterar as configurações. Recomendamos que o padrão seja:

-Desligar vídeo: 5 minutos
-Suspender Atividade do Computador: 10 minutos
-Ou como você achar melhor para o uso!

 

IMPORTANTE!

Vale lembrar que não é recomendável realizar o processo repetidas vezes se a bateria já é utilizada, mas se ela for nova (nunca usada), recomendamos fazer o processo 3 vezes para nivelar todas as células.

 

Para algumas baterias. o processo pode não resolver o problema pelo fato de ter chegado ao fim a vida útil do componente, fazendo com que ela não volte a ter aquele desempenho inicial.

A VIP Informática é especialista em Baterias e Notebooks. Caso a sua bateria já não tenha mais solução, entre em contato com o nosso Time de Especialistas que encontrarão a bateria ideal para o seu PC!

 

 

Leu a matéria e ainda restou alguma dúvida? Deixe o seu comentário logo abaixo