VIP informática - Solução em assistência e suporte em computadores

Blog - A fonte do notebook pode explodir por esquentar demais ?

A fonte do notebook pode explodir por esquentar demais ?

17/02/2017

Se você possui ou já teve um computador portátil, com certeza já deve ter notado que a fonte (aquela caixinha integrada ao fio do carregador) normalmente apresenta um determinado grau de aquecimento. Muitas vezes esse aquecimento pode manifestar de forma exagerada e gerar consequências indesejadas como um carregador queimado, “inchaço” da fonte, ou até mesmo uma verdadeira explosão (em casos mais extremos, claro!)

Por isso, se quando a sua fonte começa a ficar aquecida (ou quando ela aquece até demais, rs) você fica, de algum modo, preocupado, saiba que há razão para se preocupar, mas calma!

O aquecimento (moderado) da fonte é normal, pois faz parte de todo um funcionamento interno (retificação, filtragem, regulação etc) para a conversão da corrente que sai da tomada (alternada), para a corrente moderada que alimentará todo o sistema que compõe a máquina. Ou seja, há um trabalhão sendo realizado ali para transformar a tensão que irá ser passada para o seu portátil, por isso os componentes acabam gerando um certo aquecimento na fonte.

Porém, quando o aquecimento está fora do normal, é fundamental a atenção para este pequeno componente. Por isso, nós da VIP listamos alguns testes que ajudarão você identificar a causa do provável problema desta “menopausa hightech”. Veja:

O que fazer em caso de superaquecimento?

Faça os seguintes testes:

-Teste a temperatura da fonte. Se estiver a ponto de não suportar o toque por alguns segundos já é um problema em potencial, na fonte ou no notebook.

-Analise toda a estrutura do seu carregador (principalmente nas extremidades). Observe se há alguma alteração (rachadura, parte desencapada ou quebrada)

-tente ver se o adaptador ainda está produzindo a tensão que deveria, se ele é muito alto ou muito baixo pode causar problemas. Para isso você precisa de um voltímetro, se você tem um voltímetro que você provavelmente já sabe como proceder com isso, claro!

-Verifique o local onde a fonte está apoiada. Se é um lugar que há, de alguma forma, a concentração de calor (por baixo de animais de estimação, cobertores ou até mesmo no Sol).

Possíveis causas

-Falha na bateria

-Carregar o notebook enquanto se joga games com adaptador de gráficos de alta potência.

-Bateria diferente da original (quando substituída)

-Exigir demais do processador do notebook

Caso seja identificado alterações durante estes testes, possivelmente será necessário realizar a troca do adaptador, porém, como vimos nas análises acima, o defeito pode não estar necessariamente na fonte. Por isso é fundamental que se faça uma verificação especializada de todo o aparelho para a verificação de seus componentes. Utilize sempre modelos compatíveis ao seu aparelho portátil.

Confie o seu notebook nas mãos de profissionais! Caso sua fonte apresente defeitos ou alterações suspeitas, entre em contato com a equipe especialista Vip Informática! Estamos sempre à disposição para encontrar sempre a melhor solução para os seus aparelhos!

Leu a matéria e ainda restou alguma dúvida? Deixe o seu comentário logo abaixo

Fontes: technicles; hubpages

    Artigos Populares

  • Derrubei café no teclado do notebook e agora?

    Derrubar líquidos no notebook ou até mesmo no teclado do computador é algo desesperador, apesar de não acontecer com frequência, provavelmente este acidente já tenha ocorrido com você ou com alguém que você conheça. Mas caso isso aconteça, o que fazer? Os técnicos da VIP informática vai dar algumas dicas pra você.

    Leia Mais
  • O Fim do Emissor NF-e Gratuito

    A partir de 1 de Janeiro, não se poderá mais emitir NF-e Gratuitamente. A emissão se dará somente por ferramentas pagas e não será mais possível fazer o download dos antigos emissores. 

    Leia Mais