VIP informática - Solução em assistência e suporte em computadores

Blog - O sinal WiFi não chega com a mesma intensidade em toda a sua casa? Descubra as 4 formas de ampliá-lo

O sinal WiFi não chega com a mesma intensidade em toda a sua casa? Descubra as 4 formas de ampliá-lo

16/12/2016

Embora a conexão WiFi dispense o uso de cabos para se conectar à internet, a tecnologia não está livre de problemas. Ao instalar um roteador em casa, é comum observar que o sinal não chega com a mesma qualidade em todos os cômodos da casa, seja por interferências de outros equipamentos, pelo mau posicionamento ou até mesmo pela baixa qualidade do roteador.

Abaixo, a VIP separou uma serie de dicas para você eliminar de vez as dores de cabeça que você anda tendo com o WiFi. Confira:

1- Atualize

Tudo hoje em dia sofre alterações com as constantes evoluções que ocorrem diariamente, e com os equipamentos eletrônicos esse fato é ainda mais comum. O WiFi, portanto, é potencializado com maior velocidade e confiabilidade na transmissão de dados quanto o software é atualizado.

Se tratando de roteadores mais antigos, a instalação de um firmware atualizado geralmente soluciona a ocorrência de bugs que desestabiliza a distribuição de sinais e facilita a ocorrência de interferências. Claro que cada aparelho possui uma configuração específica e o processo vai depender de cada uma dessas características.

Aparelhos mais novos, no entanto, vêm com opções de atualização automática ou o acesso ao site do fabricante para o download de pacotes para o processo.

2- Posição do Roteador

Mesmo sendo uma dica clichê, definir o lugar de instalação também é comprometedor para a qualidade do alcance do WiFi em sua residência. Posicioná-lo distante de outros aparelhos eletrônicos, em pontos mais altos e centrais da casa contribui para que o alcance se torne maior e evite interferências externas.

Com um mercado repleto de alternativas para facilitar a nossa vida, os apps se tornaram soluções úteis. Dentre elas, temos o WiFi Solver FDTD, um aplicativo desenvolvido para Android que ajuda as pessoas localizarem o melhor lugar para posicionar o roteador e obter o melhor alcance em sua casa, centralizando o dispositivo distante de todas as pontas da casa e assim, alcançando o lugar perfeito.

          

3- Repetidores de Sinal

Não apenas o tamanho do espaço influência na qualidade do sinal, mas fatores como paredes grossas, aparelhos eletrodomésticos, papeis de parede e até cores podem entrar no aglomerado de barreiras. Se possui essas complicações e não está disposto a livrar-se delas, opte pelos repetidores Wireless em sua casa. Esses aparelhinhos conectados à tomada funcionam de modo a solucionar seu problema de extensão de sinal, porém não o leva com a mesma frequência. É como se todas as “barrinhas do WiFi” estivessem preenchidas porém com uma velocidade de internet reduzida. Na VIP temos os melhores modelos de repetidores para te tirar do sufoco, estendendo seu sinal e proporcionando mais conforto ao usar a internet.

4- Métodos tradicionais

Algumas dicas tradicionais, porém não menos importantes, devem ser levadas em consideração se a otimização do sinal em sua residência for seu objetivo. Avaliar as melhores redes próximas a você, a quantidade de redes disponíveis, o lugar onde o WiFi tem melhor recepção ou ainda qual meio deve se usar para receber com mais clareza o sinal favorecem a expansão para todo o ambiente a ser utilizado.

Se você se identifica com algum dos problemas citados acima e não encontrou uma solução ou até mesmo tenha dificuldade para solucioná-los, solicite uma Visita Técnica VIP ou vá até nossa loja e consulte nossos técnicos. Temos sempre a melhor solução para você!