VIP informática - Solução em assistência e suporte em computadores

Blog - Descubra como preservar seus aparelhos eletrônicos durante o tempo chuvoso

Descubra como preservar seus aparelhos eletrônicos durante o tempo chuvoso

09/11/2016

Sabemos o quanto é apavorante uma tempestade, principalmente quando ela vem com muitos raios. No Brasil, o verão traz consigo muitas chuvas tropicais com fortes propagação de raios e descargas elétricas, o que é bastante preocupante, principalmente para nossos eletroeletrônicos. Pensando nisso, a VIP Informática preparou essa matéria para você saber o que fazer em períodos como esse.

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), O Brasil é atingido por mais de 100 milhões de raios por ano, colocando-o como campeão mundial nessa categoria. Surtos na rede elétrica são prejudiciais aos seus dispositivos eletrônicos, e quando não são ocasionados por quedas de energia, ocorrem devido a essas tempestades. Baseado nisso, diversos prejuízos materiais são registrados todos os anos, além de inúmeras mortes e acidentes graves, como queimaduras. Por isso, seja na rua ou em casa, é fundamental ter atenção quando um temporal se aproxima.

 

Atenção em casa

Primeiramente, evite utilizar aparelhos conectados à rede elétrica durante tempestades, principalmente telefones com fios. Prefira utilizar, se necessário, celulares para realizar alguma ligação. No entanto descarte a possibilidade de recarga durante esse período e dê preferência à aparelhos sem conexão à cabos, como notebooks e internet WiFi.

Importante também ressaltar a importância daquele “terceiro pino”. Apesar do desconforto em adaptá-lo em tomadas, nunca quebre-o. O pino Terra garante mais segurança aos equipamentos e à usuários. Sua função é isolar sobrecargas de energia que excedem a necessidade do aparelho e podem danificá-lo. Ou seja, esse pino escoa a energia extra para o aterramento de sua residência e evita grandes choques e que consequentes percas materiais ocorram durante uma variação na rede elétrica. Isso, claro, terá efeito se seu prédio ou casa e, principalmente, a tomada onde está conectado o aparelho possuem um sistema de aterramento instalado.


Outra maneira de evitar esse tipo de problema são os dispositivos como nobreaks, filtros de linha e estabilizadores, que atenuam as pequenas oscilações elétricas e os picos de energia que alcançam os eletrônicos. Esses aparelhos são comumente utilizados em computadores, porém são recomendados nos demais aparelhos da casa. O mais eficaz, porém, são os Dispositivos Protetores de Surto (DPS), que ficam junto aos disjuntores e são úteis em lugares com grande incidência de raios.

 

E na rua

Diferente dos problemas em casa, na rua os incidentes estão mais relacionados a elementos do ambiente do que com os dispositivos eletrônicos em si, o que não torna os riscos com aparelhos, descartáveis. Apesar de tratarem como mito, os aparelhos celulares foram citados pelos médicos do Hospital Geral de Vancouver em uma carta enviada à um jornal relacionado à medicina, ao tratarem o caso de um homem que foi atingido por uma corrente elétrica decorrente de um raio que caiu perto de uma árvore próxima ao local, quando utilizava um aparelho de música com fones de ouvido. Como o mesmo estava suado, a corrente elétrica se propagou pelo corpo, chegando à cabeça, ocasionando queimaduras substanciais na região aonde se ligou o alcance dos fones. O fato, no entanto - como citado no artigo - ocorreu devido à combinação do suor e o metal dos fones.


Portanto, ainda que sejam considerados pequenos, os riscos não podem ser descartados, uma vez que objetos possuem mais afinidade com correntes elétricas que o corpo em si, e por isso podem aumentar os danos caso a pessoa seja atingida. Recomenda-se, então, evitar o uso de dispositivos eletrônicos em locais abertos durante tempestades.

Gostou do artigo ou ficou alguma dúvida? Comente sua opinião logo abaixo.

    Artigos Populares

  • Manter o notebook carregando o tempo todo prejudica a bateria?

    Para quem faz o uso diário do notebook como ferramenta de trabalho, estudos ou lazer, uma das dúvidas mais comuns durante o uso é a de como prolongar a vida útil da bateria. Por precisar do PC por várias horas, quando a carga chega ao fim, muitos conectam o laptop à fonte e acaba deixando plugado o carregado por várias horas, o que facilita o uso por não descarregar rapidamente. Mas será que isso faz bem à saúde de sua bateria? quando chega a 100% o ideal é desconectar ou pode se manter ligado a todo o tempo?

    Leia Mais
  • Os Melhores Antivirus Gratuitos e pagos

    Nossa lista é composta por cinco antivírus gratuitos e cinco pagos, então tem opção para todo mundo. Vamos lá.

    Matéria completa:
    http://canaltech.com.br/dica/antivirus/os-melhores-antivirus/
    O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

    Leia Mais